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Neste Dia
Internacional da Cerveja, o Grupo HEINEKEN compartilha como dissemina a
paixão pela bebida entre as suas pessoas colaboradoras. A companhia, que
é a segunda maior cervejaria do País,
possui como uma de suas iniciativas de desenvolvimento de carreira o
Brewing School, programa de formação de técnico cervejeiro. O curso, que
existe desde 2021, é realizado em turmas anuais que passam por um
rigoroso processo de seleção e já formou
mais de 70 técnicos cervejeiros.
A capacitação é
voltada para pessoas colaboradoras da área industrial da companhia. Para
serem admitidos no curso, os interessados são avaliados por meio de uma
prova de conhecimentos gerais sobre o processo cervejeiro e, a fim de
garantir a
diversidade de perfil e cultural dos participantes, a companhia procura
selecionar pessoas colaboradoras de cada região do país em que suas
cervejarias estão instaladas. Após a aprovação, o curso é aplicado em
formato híbrido e divide-se entre
aulas online e presenciais na cervejaria do Grupo em Itu (SP).
O Brewing School
é dividido em três módulos e aborda conteúdos que permeiam desde as
matérias-primas utilizadas até os processos para a produção e
pós-produção da cerveja, passando também pelos protocolos de segurança e
qualidade. Além
disso, durante as etapas práticas da formação também são realizadas
visitas técnicas em parceiros da companhia, o que enriquece a trilha de
desenvolvimento prático dos participantes.
Ao final da formação, os alunos apresentam seus trabalhos de conclusão de curso e realizam uma avaliação que comprova os conhecimentos adquiridos. A pessoa que conclui o curso com melhor desempenho é presenteada com uma viagem internacional, a fim de aprofundar-se na cultura cervejeira em outros locais do mundo, como é o caso do colaborador Edson Carrer, coordenador de cervejaria de Igrejinha (RS), que concluiu a formação em 2023 e este ano participará da BrauBeviale, maior feira cervejeira do mundo, que ocorre na Alemanha.
A formação não contribui somente para o desenvolvimento dos colaboradores que já atuam na parte produtiva, mas também apoia aquelas pessoas que vislumbram uma transição de carreira, com a aquisição de novas habilidades que permitem a progressão de carreira dentro da própria companhia. Quem passou por essa experiência foi a Gleiciene Pereira Cunha, que ocupava o cargo de coordenadora de TPM (Total Productive Maintenance - Manutenção Produtiva Total) na cervejaria de Itu (SP) e após a capacitação realizou uma transição, passando a dedicar-se à cervejaria de Igarassu (PE) como coordenadora de cervejaria. “A conexão que tivemos diretamente com os fornecedores durante o curso foi essencial para a resolução das situações que aparecem na nossa rotina. Foi uma oportunidade incrível de desenvolvimento”, conclui ela.
“Aqui na companhia abraçamos a aprendizagem, por isso o Brewing School
é uma ótima oportunidade de disseminarmos o conhecimento cervejeiro
entre as nossas pessoas colaboradoras, que são as principais
responsáveis por tudo que construímos.
Durante esses anos percebemos que por meio da capacitação as pessoas
tomam diferentes rumos, algumas são promovidas, outras fazem transição
de carreira e há ainda aqueles que vão em busca de mais conhecimento e
partem para cursos internacionais. Em
resumo, ao investir em iniciativas como essa todos ganham de alguma
forma”, comenta Paulo Vitor da Costa Camargo, especialista em
Desenvolvimento de Produto do Grupo HEINEKEN e responsável pelo
desenvolvimento do curso.
Sobre o Grupo HEINEKEN: O Grupo HEINEKEN
chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de
cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A
("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de
cervejas. O Grupo
gera mais de 13 mil empregos e
tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas
microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em
Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é
composto por Heineken®,
Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas,
Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria,
Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O
portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D,
FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a
companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.
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