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Seis em cada dez
brasileiros são contra o aumento de impostos e do preço da cerveja, diz
pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva durante o mês de junho.
Mais de dois mil brasileiros maiores de 18 anos foram entrevistados e,
para mais de 70%
deles, os impostos sobre a cerveja já são altos demais.
A maioria dos
entrevistados acredita que a cerveja é parte essencial da cultura
brasileira e é a bebida que mais combina com festas e comemorações.
A pesquisa mostra ainda
que a cerveja está presente nas festas e comemorações de 83% dos
brasileiros e que cerca de 85% concordam que compartilhar uma cerveja
com os amigos faz parte da cultura do país. O levantamento também
mostrou que 70% dos
entrevistados gostariam de ter mais oportunidades em sua rotina para
tomar uma cerveja com pessoas queridas.
“Com a pesquisa, vimos que a maioria da população é contra o aumento de impostos da cerveja, e que 8 em cada 10 brasileiros acham que os mais ricos vão poder pagar pela cerveja mais cara, mas os mais pobres não. Isso mostra que é essencial ouvir a população sobre o tema”, afirmou o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.
De acordo com dados do IBGE, entre maio de 2023 e maio de 2024, o IPCA acumulou um aumento de 3,93%, enquanto os preços da cerveja para consumo domiciliar subiram 4,99% (para ser bebida em casa) e 4,55% (fora do domicílio).
Convívio social
O levantamento também
traz a percepção dos brasileiros sobre o uso de redes sociais e a falta
de momentos de convívio social offline.93% das pessoas consideram que
passam tempo demais nas redes sociais e tempo de menos se encontrando
pessoalmente.
E 95% dos brasileiros
consideram importante para a saúde mental ter momentos de relaxamento
encontrando pessoas queridas. Para essas ocasiões, 77% acham que sair
para tomar uma cerveja com amigos é melhor para saúde mental do que
ficar longos
períodos nas redes sociais.
Metodologia
A pesquisa quantitativa via questionário estruturado de autopreenchimento digital, foi realizada com 2.050 brasileiros, homens e mulheres, com 18 anos ou mais, de diversas regiões do país, durante os dias 04 e 10 de junho de 2024. A amostra foi ponderada por sexo, faixa etária, classe econômica e escolaridade por região conforme parâmetros da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
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