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O sorvete é uma sobremesa muito apreciada pelos brasileiros, de acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Esse amor pelo sorvete é impulsionado, principalmente pelo clima predominantemente tropical do país. Como resultado, o seu consumo se tornou uma tradição nacional, presente em todas as regiões e durante todas as estações do ano.
É incontestável que o verão e o sorvete são uma combinação imbatível. Isso fica evidente no comportamento dos brasileiros, que lotam as sorveterias durante a estação mais quente do ano para se refrescarem das altas temperaturas. No entanto, surge a dúvida se é possível desfrutar dessa deliciosa sobremesa gelada também durante o inverno. A resposta é simples: sim, é possível! A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) confirma esse fato, relatando que em países europeus, onde as temperaturas são significativamente mais baixas do que no Brasil, o consumo de sorvete permanece alto durante todo o ano.
Para Leandro Migani, diretor da Gelati Artigianale, empresa especializada na produção de sorvetes artesanais, o consumo de sorvete no frio sempre foi rodeado de mitos. “Ainda há muitas pessoas que acreditam que saborear uma taça gelada ou mesmo uma casquinha quando os termômetros marcam baixas temperaturas pode ser prejudicial à saúde ou causar algum tipo de desconforto. Só que tudo não passa de mito”, explica. Migani ainda é enfático ao afirmar que o sorvete é um alimento nutritivo e fonte de cálcio. Segundo ele, a combinação do sorvete gelado com uma sobremesa é deliciosa, e no clima frio, o sorvete derrete mais lentamente, preservando a textura característica de um gelato autêntico.
Diferencial de mercado
No mercado repleto de opções de sabores e texturas, não é suficiente oferecer um sorvete saboroso e de alta qualidade para se destacar. A experiência de consumo desempenha um papel crucial para os consumidores, o que requer que as empresas invistam em experiências únicas capazes de causar um impacto positivo no consumidor final.
"Nossos produtos são cuidadosamente acompanhados para priorizar a saúde nutricional dos consumidores. Para alcançar esse objetivo, reduzimos a quantidade de açúcares e adicionamos vitaminas, o que resulta em uma redução de calorias. Além disso, utilizamos gordura de palma livre de gordura trans e sem gordura hidrogenada”, conta o empresário. “Um diferencial notável é que incorporamos apenas 20% de ar nos sorvetes, em comparação com outros fabricantes que utilizam o dobro dessa quantidade. Isso proporciona uma textura mais cremosa e evita que o sorvete derreta rapidamente, garantindo uma experiência superior para nossos consumidores”, completa.
Sabores do inverno
Além de ser delicioso, o sorvete também pode ser uma opção nutritiva. Alguns sorvetes contém até 70% de leite em sua composição, enquanto os sorvetes de frutas podem fornecer as vitaminas presentes nas próprias frutas utilizadas. Mas, quais os sabores mais apropriados para o inverno?
Para evitar a perda de interesse durante os dias frios, é importante buscar alternativas que ganhem algo novo e que atraiam os consumidores. Uma estratégia promissora é substituir os sabores de frutas por opções mais "quentes", que sejam calóricas e proporcionam uma sensação de aquecimento durante o inverno. Dessa forma, é possível manter o interesse e conquistar a preferência do público mesmo nas épocas mais frias.
"Não existe sorvete quente, ele é sempre gelado.No entanto, podemos adaptar os sabores para experimentar o paladar durante o inverno, oferecendo opções como chocolate com brownie, doce de leite com brownie, chocolate belga e doce de leite. Além disso, existem sabores que fazem bastante sucesso entre os consumidores, como doce de leite com brownie, flocos, tapioca, menta com chocolate, nata com amarena e kinder bueno”, conta o empresário. “O sorvete está deixando de ser apenas uma sobremesa e está se tornando um alimento que pode ser apreciado a qualquer momento do dia e em qualquer estação do ano”, completa.
Perto do Consumidor
Quando afirmamos que um modelo de negócio possui alta capilaridade, estamos dizendo que ele é capaz de atingir e receber uma grande quantidade de clientes sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços entregues. Em outras palavras, quanto mais a empresa conseguir se estabelecer no mercado e expandir sua atuação, maior será a sua capilaridade.
A Gelati Artigianale está presente no mercado carioca há mais de 15 anos. Além da sua loja física no Recreio dos Bandeirantes (RJ), eles possuem mais 9 unidades, todas focadas exclusivamente em oferecer serviços de entrega. Essas unidades estão localizadas nos seguintes lugares: RJ - Méier (José Bonifácio), Centro (Camerino), Niterói (Washington Luiz), Tijuca (Vila Isabel), Barra (Shopping Uptown), Botafogo, SP - Vila Mariana (Batista), Higienópolis (Dino) e Brooklin (Guararapes).
A Gelati conseguiu expandir sua marca para outras regiões, o que permitiu conquistar uma parcela maior do mercado. Essa expansão tem possibilitado o crescimento e desenvolvimento do negócio, ampliando suas oportunidades e alcance.
Operando com lojas para delivery
De acordo com Leandro Migani, a Gelati costumava fornecer sorvetes exclusivamente para clientes empresariais (PJ). No entanto, durante a pandemia, a empresa enfrentou uma situação difícil, pois seus clientes tiveram que fechar seus estabelecimentos. Foi nesse momento que identificaram uma oportunidade de alcançar o consumidor final. Para isso, desenvolveram embalagens menores, adequadas para entregas, e aproveitaram o conhecimento e a infraestrutura das lojas Pik n' Pak para atingir um número maior de clientes. Essa estratégia se mostrou inovadora e foi adotada como modelo de negócio pela empresa.
O empresário ressalta que, ao operar no formato de lojas para delivery, a empresa pode oferecer raios de entrega curtos em diversas regiões, o que facilita a compra do consumidor a preços mais acessíveis. Além disso, destaca que a parceria com a Pik n' Pak traz benefícios em termos de investimento, uma vez que permite simplificar a operação do negócio e reduzir os custos fixos relacionados a diversos pontos de distribuição. Outro grande diferencial é que a integração com as principais plataformas de delivery é facilitada nesse modelo de negócio.
Fonte: Sandra Santos
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