VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data de 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres, sendo uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Ainda naquela época, as mulheres lutavam por melhores condições de trabalho e salários equiparados. E hoje continuam lutando por respeito no trabalho e nas ruas, reivindicando por seus direitos e por espaço na sociedade.
O aumento da representatividade feminina é um dado histórico: a taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho cresceu de 34,8% em 1990 para 52,2% em 2023 (Paula Montagner - Gov BR). Hoje, encontramos diversos projetos cuja missão é impulsionar a participação das profissionais e estimular a criação de políticas atrativas para mulheres.
Como inspiração para as mulheres seguirem sua luta por direitos iguais, a seguir, quatro profissionais dividem sua trajetória, que são verdadeiros exemplos em suas respectivas áreas de atuação.
ANA PAULA SOARES
Diretoria Executiva das Olimpíadas Especiais Brasil
Formada em Administração, com pós-graduação em Terceiro Setor e Responsabilidade Social pela UFRJ, e com 37 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e marketing, Ana Paula Furtado de Mendonça Soares, de 59 anos, assumiu a Diretoria Executiva das Olimpíadas Especiais Brasil em 2023, após 13 anos de trabalho frente à organização internacional, que promove o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio da prática esportiva.
Apaixonada por Canoagem Havaiana, que pratica na Lagoa de Marapendi, no Rio de Janeiro, Ana Paula fortaleceu sua relação com o esporte em 2010, quando conheceu a Fundação. Começou na OEB como prestadora de serviços, mas logo se envolveu profundamente com a causa. Saiu de sua antiga empresa, assumiu a Diretoria Administrativa e, pouco tempo depois, a Diretoria Executiva.
Na Fundação, liderou projetos de captação de recursos, voluntariado empresarial e parcerias internacionais. Conseguiu apoio para levar delegações brasileiras de atletas com deficiência intelectual para eventos internacionais, como os Jogos Mundiais de Atenas (2011), Los Angeles (2015) e Berlim (2023). Hoje, o movimento Olimpíadas Especiais Brasil está presente em 12 estados e expandiu seu foco além do esporte, abrangendo áreas como saúde, educação, liderança e emprego.
DANIELA D’AGOSTINHO TOBIAS
Diretora de Marketing (Aurora Fine Brands)
Hoje, como Diretora de Marketing da Aurora Fine Brands, uma empresa com mais de 78 anos de experiência na importação e distribuição de bebidas e alimentos premium no Brasil, Daniela lidera, ao lado da direção da empresa e de seu time, a busca e construção de marcas icônicas internacionais para o mercado brasileiro, conectando consumidores às melhores experiências gastronômicas do mundo.
Com 23 anos de trajetória na empresa, desempenha um papel estratégico na identificação e introdução de marcas internacionais no Brasil, unindo sua expertise em construção de marcas premium, desenvolvimento de estratégias comerciais e marketing para fortalecer a presença de produtos globais no mercado nacional.
Ao longo desse período, participou ativamente da chegada de Licor 43 ao Brasil, contribuindo para que a marca se tornasse um grande sucesso no país. No ano passado, também esteve à frente da introdução de Reese’s, um dos chocolates mais icônicos do mundo, com o objetivo de ampliar sua presença no Brasil e proporcionar aos consumidores uma nova experiência em chocolates.
LUCIANA PERES
Idealizadora da marca de pães de queijo Dona Celina Artesanal
Em 2015, diagnosticada com burnout, trabalhando como coordenadora da área cível em um escritório de advocacia em São Paulo, Luciana entendeu que advogar não era mais uma de suas paixões e começou a namorar a ideia de empreender e vender pão de queijo. Em suas pesquisas sobre os pães de queijo paulistanos, em muitos casos o queijo não era nem mesmo um dos ingredientes. Com isso, recorreu ao seu tio, de Uberaba, Minas Gerais, para buscar a receita secreta do ‘melhor pão de queijo’ e iniciar sua jornada. “A partir daí fazia pão de queijo quase todos os domingos. Para família, amigos, picnics, e todo mundo amava”, conta Luciana.
Em 2016, começou a se aventurar nos negócios, atendendo aos pedidos de seus filhos, e reproduzir a mesma receita do tio para vender ao seu ciclo social, conciliando a produção de pão de queijo e a carreira como advogada. Com o empreendedorismo na área gastronômica prosperando, Luciana pediu demissão do escritório onde trabalhou por 17 anos, para seguir seu sonho de servir pão de queijo de qualidade ao paulistano. Homenageando sua avó materna, nasceu a marca Dona Celina Artesanal.
Atualmente, sua loja no Jardim Guedala, bairro nobre na Zona Sul de São Paulo, conta com uma cozinha bem estruturada, equipe majoritariamente formada por mulheres na operação e serviço, e cardápio de 16 tipos de pães de queijo frescos e recheados, seguindo as tradições mineiras.
Luciana também fornece o produto congelado para diversos pontos da capital paulista, entre restaurantes, empórios e mercados premium, além de abastecer estabelecimentos de cidades como Indaiatuba, Campinas, Itu, Monte Mor, Vinhedo e Ilhabela no estado paulista, e Campo Grande (MS) e Salvador (BA). Ao todo, são feitos cerca de 16 mil pães de queijo por semana, quase 3 toneladas de pães de queijo por mês na Dona Celina Artesanal, sob o comando de Luciana.
RITA BENOZZATI IBAÑEZ
Gerente da categoria de vinhos (Inovini – Aurora Fine Brands)
Apaixonada por construir marcas e relações duradouras no mundo do vinho, Rita acaba de completar 20 anos dedicados a esse mercado que tanto admira. Sua trajetória começou na Danone, onde se apaixonou pelo universo do marketing. Depois de uma breve passagem por consultoria e uma experiência enriquecedora estudando moda em Milão, encontrou na Expand, em 2005, o caminho que marcaria sua carreira: os vinhos. Foi ali que teve contato com algumas das principais marcas do mundo e começou a construir uma sólida rede de relações com produtores internacionais.
Há 16 anos à frente da Inovini, divisão de vinhos da Aurora Fine Brands, Rita se especializou no segmento super premium, sendo peça-chave na construção de marcas fortes, credíveis e desejadas pelo mercado brasileiro. Ao longo desse tempo, recomendou modelos de negócios, desenvolveu planos estratégicos de marketing B2B e B2C e coordenou ações para marcas que ela muito admira, como Louis Latour, Argiano, Laurent-Perrier, Golan Heights, entre tantas outras.
Mais do que gerenciar marcas, Rita acredita no poder de cultivar relações genuínas e de longo prazo. Muitos dos fornecedores com quem trabalhou ao longo dos anos se tornaram amigos, e essa capacidade de criar conexões humanas é uma das suas maiores forças.
“Minhas forças estão na capacidade de sugerir soluções criativas para problemas complexos, de forma cautelosa e focada em resultados. Resumindo, eu amo usar minhas habilidades e experiência para construir e gerenciar marcas que admiro!”, revela Rita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário