VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/
Milho, vatapá, feijão tropeiro, sarapatel, canjica, pé de moleque, bolo de fubá e outros tantos pratos não faltam na mesa do brasileiro durante as festas de São João no Brasil – que se estendem até julho, nas famosas “festas julinas”. Para os amantes de cerveja, a boa notícia é que há inúmeras possibilidades de harmonização com os pratos típicos do período.
Segundo a sommelier de cervejas do Grupo Petrópolis, Ana Paula Nicolino, nesse casório, quem dá a última palavra é o paladar, já que a complexidade de sabores desses pratos tradicionais possibilita estilos diferentes de harmonização. "Combinar pratos típicos com cervejas é uma experiência sensorial muito divertida e que apresenta inúmeras possibilidades. A ideia é compreender as particularidades de cada prato para harmonizar - pela semelhança ou contraste - de acordo com as características únicas que cada cerveja possui, como teor alcoólico, intensidade, dulçor e carbonatação. A chave para uma boa harmonização é o equilíbrio para que um não sobreponha ao outro", explica a especialista.
Confira algumas sugestões de harmonização da especialista para pratos típicos de São João:
Sabores mais intensos pedem cervejas com corpo médio e maior amargor presente
Pratos típicos como feijão tropeiro, sarapatel, vaca atolada ou canjiquinha, que acabam sendo mais gordurosos e temperados, harmonizam melhor com aquelas cervejas de corpo médio e amargor suficiente para balancear os sabores. Nesse caso, os rótulos Black Princess Gold, Black Princess Back to the Red, Petra Aurum e Cacildis são uma excelente pedida pela alternância entre o dulçor maltado e o amargor moderado, proporcionando contraste e limpeza de paladar. A carbonatação das cervejas Black Princess Back to the Red e Cacildis, por exemplo, ajudam a limpar a sensação de gordura do sarapatel, deixando a experiência mais leve.
A suavidade de milhos, pamonhas e amendoins formam combinação perfeita com cervejas leves e pouco amargas
Cervejas como as American Lagers Itaipava, Crystal e Lokal acompanham perfeitamente pratos com intensidade semelhante, como milho cozido, pamonha salgada, amendoim e macaxeira. Quando o milho é assado, com presença de tosta, a Petra Premium escura consegue complementar os sabores com suas notas de malte tostado.
Pratos com especiarias e texturas complexas pedem maior expressão sensorial
Receitas ricas em temperos, como vatapá, caruru ou pamonha recheada, pedem cervejas com maior expressão sensorial. Rótulos como Black Princess APA-82 e a Let’s Hop, que possuem amargor e notas cítricas, são ideais para equilibrar pratos untuosos ou condimentadas. Já a Black Princess Doctor Weiss, Petra Weiss e Ditriguis, todas com base de trigo, combinam trazendo complexidade e realçando sabores de especiarias graças a seus aromas típicos de cravo, coentro e pimenta-da-Jamaica.
Sobremesas ganham mais sabor com perfis maltados
Bolos de fubá, mungunzá e arroz-doce combinam com cervejas com perfil maltado. A Black Princess Tião Bock, com notas tostado e caramelo, provenientes de sua composição de maltes e a delicada nota de rapadura, intensifica o dulçor dessas deliciosas sobremesas e eleva a sensação de cremosidade da cerveja no paladar. Para cocada, a Ditriguis oferece contraste ao dulçor com leveza e refrescância, enquanto a Petra Stark Bier, com teor alcoólico e sabor maltado mais pronunciado, intensifica o sabor do coco e agrega mais camadas ao paladar.
Uma combinação improvável merece destaque? Doce de abóbora cristalizado com a Black Princess Miss Blonde. O dulçor do doce realça as características da cerveja, enquanto as notas da fermentação Ale desta cerveja estilo Belga ressalta o sabor da sobremesa, resultando em uma harmonização bem-sucedida.
Iniciantes podem optar por cervejas escuras
Quem quer se aventurar no universo da harmonização de cervejas pode apostar em rótulos como Petra Premium Escura e Black Princess Dark. Ambas apresentam corpo de leve a médio, notas sutis de malte tostado e dulçor discreto, o que permite uma combinação versátil com caldos, pratos salgados e doces típicos.
Néctar Comunicação Corporativa - grupopetropolis@nectarc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário