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Maior empresa com capital 100% nacional do segmento, o Grupo Petrópolis, companhia com oito fábricas de bebidas e mais de 160 unidades de distribuição próprias espalhadas pelo Brasil, divulga pelo terceiro ano consecutivo seu Relatório de Sustentabilidade. Motivada por metas traçadas para o compromisso ASG 2030, a empresa traz como um dos destaques nesta terceira edição do documento, o lançamento da 1ª Chamada Nacional de Inovação e Sustentabilidade para Circularidade do Vidro, em parceria com SENAI/CNI, que tem como foco o aumento da captação das embalagens de vidro pós-consumo. Também é destaque a realização de eventos e ações que fomentam a educação socioambiental e o empoderamento de mulheres, a exemplo do ‘Ela nos Negócios’, iniciativa que valoriza o protagonismo feminino no mercado de trabalho. Além disso, o documento mostra a participação do Grupo no lançamento da iniciativa Conexão Circular na ONU, em Nova York, nos Estados Unidos, com o objetivo de integrar os projetos e ações da indústria em economia circular que, inclusive, culminaram na filiação ao Pacto Global, concretizada em 2023.
Atuando na
eficiência das embalagens e unindo esforços para o cumprimento da
legislação de logística reversa, as garrafas PET de 2 litros tiveram
redução de gramatura (massa), além de algumas adequações nas embalagens
de
alumínio, que minimizaram o uso de metal. Além disso, as marcas Black
Princess e Cacildis deixaram de usar shrink plástico e passaram a ter
caixas de papel-cartão, o que evitou o uso de um total de oito toneladas
de plástico em 2022.
“Temos a meta
de aumentar gradativamente, até 2030, o conteúdo reciclado nas nossas
embalagens. Assim, aumentamos o valor do resíduo, incentivando o mercado
da reciclagem e, consequentemente, minimizamos a extração de
recursos naturais. Em 2022, adquirimos créditos em logística reversa
para 17 mil toneladas de embalagens pós-consumo, impactando 55
cooperativas e operadores privados”, destaca o gerente de
Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis,
Alaercio Nicoletti.
Matriz de Materialidade
Um dos primeiros passos da jornada de sustentabilidade do Grupo Petrópolis envolveu o mapeamento da materialidade de suas operações, que identificou o que é importante para a organização e suas partes interessadas, incluindo colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade, dentre outros. Para sua operacionalização, foram criados comitês para tratar os temas relacionados à sustentabilidade.
Após o levantamento, foi possível avançar com o foco nos temas da empresa e nos compromissos para 2030, que incluem questões sociais, ambientais e de governança, além de inovação, em consonância com as diretrizes de ASG & I e com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, da ONU. Na sequência, foi definida a estratégia de ASG, apoiada em responsabilidade ambiental e social, tendo como base os compromissos assumidos pelo grupo, de forma a permitir a implementação de uma governança que proporcione transparência e mensuração dos resultados.
Assim foi
estruturada a gestão de ASG & I de maneira proativa pelo Grupo
Petrópolis, para evitar, minimizar riscos e identificar oportunidades de
desenvolver uma liderança em sustentabilidade e, consequentemente,
mitigar
possíveis ameaças sociais, ambientais e de governança que também possam
afetar as operações do grupo ou a sociedade.
Gestão de Resíduos
A partir da
valorização da cadeia e buscando eliminar o envio de qualquer tipo de
resíduo a aterros sanitários, o Grupo Petrópolis reduziu 278 milhões de
toneladas de resíduos em 2022, o que representa uma queda de 19% e
aumento de 4% na receita.
Circularidade do Vidro
O Grupo
Petrópolis e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
lançaram, em setembro de 2022, a Missão Estratégica de Circularidade do
Vidro, a fim de desenvolver soluções para ampliar e fortalecer a
circularidade
das embalagens de vidro na cadeia produtiva e de consumo, priorizando
alternativas tecnológicas, logísticas e econômicas. Atualmente, as
embalagens de vidro do Grupo já possuem 60% de conteúdo reciclado, porém
a meta é aumentar cada vez mais.
“Atuamos para a concretização e o fortalecimento de parcerias como esta
com o SENAI/CNI, pois acreditamos que assim contribuímos para
impulsionar as iniciativas da economia circular no Brasil,
proporcionando benefícios tanto para outras empresas
como para a sociedade como um todo”, afirma Alaercio Nicoletti.
Educação Ambiental
O Programa de
“Educação Socioambiental” é uma iniciativa voluntária que atua no
desenvolvimento social, cultural e ambiental da comunidade nas cidades
próximas às unidades fabris. Em 2022, houve o lançamento do Projeto
“Petra em Rotas Sustentáveis”, que incluiu Maragogi, em Alagoas, no
programa como uma contribuição socioambiental ao município, e, em
conjunto com as Secretarias Municipais de Educação, os temas “Uso
consciente de energia elétrica” e
“Mudanças climáticas”, tornaram-se conteúdos extras, alinhados aos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “A partir dessas
ações de educação ambiental, impactamos mais de 12 mil pessoas,
considerando as famílias da
comunidade. Ao todo, 52 escolas municipais e mais de 2.900 alunos
participaram das atividades, com a finalidade de repensar o uso de água e
energia, o descarte de materiais recicláveis e as mudanças climáticas”,
informa o gerente de sustentabilidade
e melhoria contínua.
O Lúpulo Brasileiro
O cultivo do
lúpulo em solo brasileiro, iniciado em novembro de 2018 pelo Grupo
Petrópolis, avançou em diversas frentes que compõem a cadeia, desde o
cultivo até a disponibilização do produto para o mercado. Em viveiro
próprio, na Fazenda São Francisco, em Teresópolis, Rio de Janeiro, foram
produzidas 2.860 mudas e 108 toneladas de bokashi, um fertilizante
orgânico feito do bagaço de cevada gerado no processo cervejeiro com o
farelo de mamona. Ademais, a etapa de
processamento do lúpulo passou a contar com equipamento para a
peletização dos cones, o que possibilitou a disponibilização do lúpulo
também na forma de pellets, uma das versões mais demandadas pelo
mercado, visto que reduz o espaço de
armazenamento e, também, o volume nas operações logísticas.
“Demos mais um
passo importante no aprendizado, ao introduzir com sucesso a
peletização em nossa cadeia. A venda do nosso lúpulo nesse modelo é um
avanço para a indústria cervejeira local, já que estamos incentivando a
produção nacional por meio do fácil acesso a um lúpulo de qualidade ‘made in Brazil’
com muito orgulho. O Grupo Petrópolis tem sido destaque, ao cultivar o
lúpulo em território nacional e ao obter o termo de conformidade emitido
com o
aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além
da nota fiscal de origem das plantas, em parceria com o Viveiro
Ninkasi”, afirma Diego Gomes, diretor Industrial do Grupo Petrópolis.
A expectativa é
que, ao longo do tempo, o Grupo Petrópolis contribua de maneira
decisiva para a viabilização da cultura do lúpulo no Brasil e, por
consequência, entre outros avanços, provoque a redução da emissão de
gases
do efeito estufa com transporte, ao encurtar as distâncias entre o ponto
de origem desse insumo até as fábricas.
SoulCode Academy
Por meio de sua marca TNT Energy Drink, o Grupo Petrópolis manteve em 2022, pelo segundo ano consecutivo, a parceria com a SoulCode Academy – uma edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, iniciação e inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade.
Esta parceria
visa atender alunos de várias idades (18 a 65 anos) com cursos de
programação, que tem como principal propósito a educação tecnológica. Os
cursos têm em torno de quatro meses de duração e envolvem metodologia
própria, com total de 800 horas/aula divididas no tripé soft skills,
hard skills e inglês. Eles são 100% gratuitos e estão disponíveis para
pessoas de todo o Brasil.
Dentro dos
grupos de novos profissionais de tecnologia que têm sido formados nessa
parceria, o cenário é de diversidade e inclusão para o mercado de
trabalho, já que cerca de 52% que se formaram são mulheres, 49% são
autodeclarados negros ou pardos, 2% de PCDs e 1% transexuais. Além
disso, a alta empregabilidade dos formados reflete uma resposta à
crescente demanda por profissionais de tecnologia.
Melhores empresas
Um dos grandes
objetivos no setor de recursos humanos é garantir índices positivos de
qualidade de vida das pessoas, engajamento com o Grupo e com a
Sustentabilidade de forma ampla e harmônica. Em 2022, pelo segundo ano
consecutivo e com reconhecimento dos próprios colaboradores, o Grupo
Petrópolis foi selecionado na pesquisa “As Melhores na Gestão de
Pessoas”, feita entre empresas de grande porte com mais de 17 mil
funcionários.
Em terceiro
lugar no ranking, os índices de maior destaque na pesquisa foram: o
tratamento com respeito e dignidade por parte da liderança, com 95%;
“sinto que me encaixo bem nesta empresa”, com 95%; interesse genuíno no
bem-estar da comunidade em que atua, com 92%; “posso ser eu mesmo(a),
autêntico(a), no trabalho”, com 92%.
“Atualmente,
contamos com quase 1.100 funcionários PCDs e somos uma das maiores
empresas de inclusão no Brasil. Tivemos um avanço na porcentagem de
mulheres no último ano e 100% da cota PCDs cumprida em 2022. Agora,
estamos
trabalhando para o engajamento e movimentação interna desses
profissionais. Queremos que esse número aumente cada vez mais”, afirma
Magdiel Moda, diretor de Recursos Humanos do Grupo Petrópolis.
Diversidade
A diversidade está presente no quadro de colaboradores do Grupo Petrópolis, que criou em 2022, o Comitê de Diversidade, responsável pela definição de diretrizes, políticas, conexão entre áreas, acompanhamento de metas e priorização de temas com o time executivo. A partir de reuniões semanais, uma equipe de seis integrantes atua no desenvolvimento de um calendário que contempla quatro pilares: Etnia, PCDs, Gênero e Gerações. A ideia é discutir temáticas importantes, como Diversidade no Negócio, Equidade de Gênero, Respeito e Inclusão, Racismo Estrutural, entre outros.
Vale destacar que o Grupo Petrópolis prioriza nas contratações quem mora próximo às unidades fabris e revendas, contribuindo assim para a economia local, além de atuar na contratação de mulheres por meio de ações vinculadas a marcas, como Black Princess e participações em eventos em parceria com órgãos públicos, a exemplo do ‘Elas nos Negócios’, realizado em Uberaba, com o intuito de valorizar o protagonismo feminino no mercado de trabalho.
Ao todo, o Grupo Petrópolis reúne mais de 20 mil colaboradores, gerando mais de 100 mil empregos indiretos.
Acesse o relatório completo e relativo ao ano de 2022 aqui: Link
Fonte: vcrpbrasil
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