VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
A ADM, líder em comercialização de grãos, nutrição humana e animal, divulga seu relatório anual Flavor and Color Outlook, que analisa as tendências de sabores e cores previstas para influenciar a produção de alimentos e bebidas ao longo de 2025. A pesquisa traz uma visão abrangente sobre as preferências emergentes dos consumidores e como elas moldarão o mercado global de produtos alimentícios e bebidas no próximo ano.
De acordo com o relatório, 2025 será marcado por uma busca crescente pela "nova natureza humana", onde as pessoas irão redescobrir e abraçar suas qualidades essenciais. Esse movimento de introspecção influenciará diretamente as escolhas de sabores e cores, refletindo o desejo de explorar novas dimensões da experiência humana. Entre as principais tendências identificadas, destacam-se: tons vermelhos que evocam os sabores das berries, umami e perfis doces; tons terrosos e alaranjados, com sabores que passam pelas notas de mel; tons esverdeados que remetem a frutas tropicais e lúpulos – considerados a "nova botânica" para bebidas; e tons azulados, que evocam conceitos lúdicos e combinam sabores que oferecem sensações de resfriamento, aquecimento e diferentes texturas na boca.
“A ADM realiza o estudo de tendências para bebidas e alimentos para seguir na vanguarda dos ingredientes que trazem saudabilidade e indulgência para os produtos. Revelamos ao mercado como nossos clientes poderão se conectar mais profundamente com seu público ao oferecer produtos que atendam não apenas às suas necessidades, mas também aos seus desejos. As tendências de sabores e cores do próximo ano refletem uma busca por autenticidade, bem-estar e inovação, pontos que estão no centro do nosso negócio”. comenta Marcelo Braga, Vice-Presidente de Nutrição Humana para América Latina. O relatório destaca quatro tendências principais que estão moldando as escolhas dos consumidores:
Revistar & Reinventar
A memória e o desejo por experiências levarão os consumidores a buscarem produtos que transmitam familiaridade, simplicidade e praticidade. Enquanto as novas gerações explorarão sabores e cores nostálgicos pela primeira vez, outros consumidores estarão focados em reinventar tradições. Essa tendência se reflete na preferência por produtos com sabores únicos, como os elevados de frutas vermelhas, notas cremosas, sabores umami e perfis indulgentes de tons doces e amadeirados, além da escolha de cores vibrantes como tons de vermelho, que evocam sofisticação e energia. Tais escolhas simbolizam a busca por simplicidade e autenticidade. Ao mesmo tempo, a escolha de itens alinhados a valores pessoais, como sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, proporciona um senso de conforto e conexão emocional aos consumidores.
Alimentação Adaptativa
Os consumidores estão ajustando seus hábitos de consumo para melhorar
a saúde e se adaptar às mudanças econômicas e ambientais. A tecnologia
desempenha um papel essencial nesse processo, ajudando as pessoas a se
informar melhor sobre os produtos disponíveis no mercado e permitindo
escolhas mais nutritivas e satisfatórias, mesmo com recursos limitados.
Essa tendência se reflete em duas formas principais: a 'acessibilidade',
com sabores que agregam valor a produtos de menor custo, como o uso de
frutas cítricas (laranja, limão e maçã) para fabricar bebidas mais
econômicas, e o 'sabor inalterado', alcançado com o apoio da tecnologia
em formulações mais saudáveis, preservando o sabor original. As
inspirações de cores para essa tendência incluem tons acolhedores como
milho dourado, terracota e damasco, enquanto os sabores são variados,
com notas de mel, sabores cremosos e de queijos/lácteos, além de perfis
indulgentes que tornam a experiência ainda mais rica. O mercado exige,
cada vez mais, produtos reformulados para melhorar a qualidade de vida.
Bem-estar Eufórico
Hoje, sabores e cores estão conectados ao humor. No próximo ano,
haverá uma busca por produtos que promovam o bem-estar integral,
cuidando da mente, do corpo e da alma. Essa tendência se manifestará em
sabores que despertam emoções positivas, alinhados ao estilo de vida de
cada pessoa. As inspirações de cores para essa tendência incluem melão,
sálvia doce e oliva terrosa, que evocam uma sensação de frescor e
equilíbrio. Quanto aos sabores, há uma forte presença dos lúpulos –
considerados a 'nova botânica' para bebidas com ênfase no lúpulo, não
necessariamente alcoólicas, além de notas de toranja, bergamota e frutas
tropicais e botânicas, que trazem uma sensação de renovação e conexão
com a natureza.
Feito para Você
Essa tendência será marcada pela experimentação, transformando o
simples em algo que traga alegria. Os consumidores buscarão produtos
personalizados, que proporcionem sensações positivas e os façam sentir
especiais, como se fossem feitos exclusivamente para eles. As
inspirações de cores para essa tendência incluem tons vibrantes e
envolventes, como azul verão, pinho azul e netuno, que transmitem
frescor e energia. Quanto aos sabores, há uma busca por conceitos
lúdicos, combinações de sabores com sensações de resfriamento,
aquecimento e diferentes texturas na boca, além de conceitos de sabores
sofisticados e acessíveis, equilibrando o refinado e o popular, criando
uma experiência única e divertida.
“Para a indústria de alimentos e bebidas, o estudo da ADM é uma
ferramenta essencial para compreender os comportamentos e necessidades
dos consumidores. Ao identificar as tendências emergentes de sabores e
cores, as empresas podem não apenas se antecipar às preferências do
mercado, mas também criar produtos inovadores que respondem aos desejos
por autenticidade, saúde e experiências sensoriais únicas. Com isso,
conseguem se posicionar de forma estratégica, conquistando um público
mais exigente e consciente das escolhas que fazem.”, conclui Marcelo
Braga, Vice-Presidente de Nutrição Humana para América Latina.
Desde 2023, a ADM publica anualmente o estudo Flavor and Color Outlook, baseado em pesquisas conduzidas por seus especialistas em cores e sabores. Acesse o relatório completo aqui.
Sobre a ADM
A ADM desbloqueia o poder da natureza para enriquecer a qualidade de vida. Somos uma essencial gestora e processadora global da cadeia de suprimentos agrícolas, garantindo a segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais. Somos um provedor líder de nutrição humana e animal, oferecendo um dos portfólios mais amplos da indústria de ingredientes e soluções naturais. Somos pioneiros em saúde e bem-estar, com uma linha de produtos líder da indústria para consumidores em busca de novas maneiras de viver vidas mais saudáveis. Somos inovadores de ponta, guiando o caminho para um futuro de novas soluções para consumidores e indústria. E somos líderes em sustentabilidade, atuando em toda a cadeia de valor para ajudar na descarbonização das múltiplas indústrias que atendemos. Ao redor do mundo, nossa inovação e expertise estão atendendo necessidades críticas, nutrindo a qualidade de vida e apoiando um planeta mais saudável. Saiba mais em http://www.adm.com/
Edelman Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário