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O setor de Foodservice pode ser um grande
exemplo na cadeia produtiva mundial de como evitar o desperdício de
alimentos ao mesmo tempo em que entrega refeições atrativas e nutritivas
para seus
clientes, incrementando seus resultados de vendas. O setor tem se
destacado pela criação de menus de baixo desperdício que, além de
maximizar o potencial dos ingredientes e criar pratos únicos, são
fundamentais para lidar com o crescente aumento nos
custos dos insumos e aproveitamento máximo dos nutrientes disponíveis
nessas matérias-primas.
Essas e outras soluções do setor foram
apresentadas por Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion, empresa
especializada em inovação, conteúdo e consultoria para foodservice, na
Casa Zero, evento da Unilever Food Solutions, reunindo renomados
profissionais da gastronomia.
“Durante a SIAL Paris 2024, uma das
maiores feiras de alimentação do mundo, os expositores já apresentavam
tendências importantes de zero desperdício, como uma diversidade imensa
de ingredientes processados congelados ou desidratados, vitrines com
ideias de porções fracionadas e novidades em upcycling para
aproveitamento praticamente total de frutos, sementes e outros itens que
seriam descartados, mas que a indústria entendeu que pode utilizar com
benefícios nutricionais”, explica
Simone.
O tema ganha cada vez maior destaque porque desperdício de alimentos no mundo, segundo estimativas Globais de 2022 do Food Waste Index Report, é de 1,05 bilhão de toneladas, equivalente a 132 kg por pessoa por ano - o setor de foodservice tem uma fatia de 290 milhões de toneladas nesses cálculos ou 28% do total.
De acordo com a executiva, essa tendência
atende aos princípios de ESG, mas vai muito além ao exigir inovação
dessa indústria. “A criatividade culinária permite aos criadores
entender que partes de alimentos que seriam descartadas podem ser o
diferencial de um prato em seu menu e ainda contribuir com uma causa
mundial”, destaca.
Segundo ela, os clientes estão atentos a
esse movimento e valorizam as empresas que seguem essa linha. A pesquisa
da Galunion “Alimentação hoje: a Visão do Consumidor”, de agosto de
2024, mostra que 72% dos consumidores se dizem influenciados
positivamente ao saber que as marcas possuem ações de impacto ambiental
positivo e sustentável, como redução de desperdício e uso de materiais
recicláveis.
“A preocupação com a saúde e o cuidado com
o ambiente é crescente entre as pessoas e elas esperam que as empresas
com quem se relacionam também se preocupem com o tema e o 'Zero
Desperdício' é uma das formas de ação para a sustentabilidade”,
salienta Simone.
A maneira de introduzir esses processos
nas empresas, de acordo com ela, é usar tecnologia para aprimorar a
gestão, controle de estoques e entregas, mas esse trabalho também
envolve os colaboradores orientados a atender os desejos dos
clientes.
“O valor esperado pelo consumidor pelo
preço que ele paga no produto da sua empresa é não apenas um item de
qualidade, mas uma experiência de gastronomia com preço adequado que
tenha sido confeccionada com uso adequado e criativo dos ingredientes
para ser muito saborosa e nutritiva”, exemplifica.
Em complemento a esses cuidados, a entrega
de experiências deve ser adequada ao que aquele público deseja, por
isso pesquisas prévias devem ser incluídas no planejamento da empresa.
Oferecer itens para datas marcantes do
ano, produtos personalizados com diferenciais multissensoriais e em
edições limitadas para gerar o desejo de provar algo único também são
dicas importantes na construção dessa jornada de entrega de
experiências cada vez mais únicas para seus clientes.
“Ouvir os clientes e estar atento ao que o seu mercado está realizando é uma das chaves para resultados excelentes, pois o futuro está nas descobertas de soluções para desafios atuais”, conclui Simone Galante.
DFREIRE Comunicação e Negócios
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