VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
Referência quando o assunto é espumante brasileiro, a Salton, maior produtora e líder nacional de vendas na categoria, tem investido cada vez mais em tecnologia e inovação na elaboração da bebida. Com um novo sistema instalado em suas autoclaves, a vinícola modernizou o controle de processos com a gestão integrada de todos os parâmetros de fermentação de seus espumantes. Essa é a primeira aplicação, no Brasil, da tecnologia italiana Aphromate Plus, voltada para a indústria 4.0.
A tecnologia foi incorporada nas mais de 40 autoclaves utilizadas no processo de elaboração de espumantes da vinícola. “Contávamos, até então, com uma operação predominantemente analógica em um sistema produtivo cuja acompanhamento e coleta de dados era estritamente manual. Agora, passamos para um modelo em que o monitoramento e a coleta de dados é contínua e que ainda permite o controle de processos à distância”, explica Gregório Salton, enólogo e diretor técnico da vinícola.
Entre as melhorias que o novo sistema incorporou ao processo produtivo da Salton, destaca-se o registro sistematizado da cinética fermentativa, da temperatura, da agitação e da pressão durante a elaboração dos espumantes - desde a inoculação das leveduras até o engarrafamento. Além disso, o software permite acompanhar, com a precisão de seus algoritmos, o estado de cada autoclave, em tempo real, com gestão remota e instantânea, via internet. O sistema também conta com a configuração de alarmes em caso de anomalias e avisos frente a intervenções necessárias.
Com a nova tecnologia, as equipes técnicas da Salton ganham velocidade e passam a contar com dados em tempo real, já que o sistema permite, por exemplo, comparar o comportamento de uma mesma bebida em distintas fermentações, aprimorando assim a padronização de todos os processos relacionados, além de embasar criticamente os profissionais em suas tomadas de decisão.
Sobre a Salton:
A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Com 114 anos, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.
Apura Conteúdo - Assessoria de Imprensa Salton
Nenhum comentário:
Postar um comentário