CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca
Em 13 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Chef de Cozinha. A data é celebrada desde 1999 e visa homenagear o profissional de gastronomia, assim como todos os entusiastas da culinária.
Algo inerente à paixão por cozinhar, é a valorização de ingredientes que tragam além do sabor, a nutrição, desejo que é compartilhado pela Jasmine Alimentos, marca com foco em alimentação saudável da M. Dias Branco.
Para celebrar essa data tão significativa, preparamos uma seleção especial de ingredientes, que a Jasmine oferece e que não podem faltar nas despensas de quem gosta de cozinhar e busca uma alimentação equilibrada.
Quinoa
Chamada de “superalimento” pelos nutricionistas, a quinoa é um ingrediente muito utilizado nos cardápios dos mais renomados chefs do país, indo além dos restaurantes de comida natural. Rica em proteínas, tem um nível de absorção proteica no organismo semelhante ao da carne bovina e superior ao de cereais como o milho e o trigo.
O grão é abundante em albuminas e globulinas, além de aminoácidos. É fonte de fibras solúveis e insolúveis e de amido, uma excelente fonte de carboidratos, que possui uma estrutura pobre em açúcares, como frutose e glicose, o que a torna um alimento seguro para celíacos e portadores de diabetes.
Na cozinha, a Quinoa Real em Grãos Orgânica Jasmine pode ser uma ótima substituta para o arroz, sendo, inclusive, combinado com o feijão. Também pode ser um acompanhamento para saladas, em conjunto com legumes e verduras. Para os vegetarianos e veganos, pode suprir o trigo e acompanhar a abóbora, substituta da carne vermelha, em uma receita de quibe de forno vegetariano sem glúten.
Aveia integral (flocos finos e grossos)
A aveia é o terceiro cereal mais cultivado do mundo, atrás apenas do trigo e do milho. Ela é rica em uma fibra exclusiva, a betaglucana, importante aliada no controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue. Também auxilia no bom funcionamento da flora intestinal e pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.
A aveia também é proeminente em avenantramida, poderoso antioxidante, que possui ação anti-inflamatória. O cereal também contém quantidades significativas de cromo, ferro, magnésio, manganês e zinco.
Com isso, a composição nutricional da aveia (grão, farelo e farinha) torna o alimento um excelente coadjuvante na prevenção de doenças como aterosclerose, dermatites, obesidade, doença celíaca, alguns tipos de câncer e disfunções intestinais.
Os chefs de cozinha podem usar as diversas opções de aveia presentes no portfólio da Jasmine Alimentos em suas receitas. A depender do prato, as opções podem variar entre grãos com flocos finos ou grossos. Ou nas versões de farelo e farinha de aveia, a diferença fica na textura e na homogeneidade.
Gergelim
Ricas em gorduras boas, proteínas, vitaminas, fibras e minerais, as sementes de gergelim também contêm quantidades de aminoácidos semelhantes ao disponível no corpo humano, com alto valor biológico e boa digestibilidade. A oleaginosa também é abundante em ácidos graxos, importantes para a saúde cardiovascular.
Entre as vitaminas, a E é predominante, principalmente no gergelim preto. Contudo, as vitaminas dos complexos A, C, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico e ácido fólico também estão presentes, assim como os minerais cálcio, potássio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco e manganês.
A Jasmine Alimentos possui em sua linha de produtos o Gergelim Branco nas opções Natural e Descascado, ambos cde óleo em creme, e até na forma de molho, como o Tahine, muito usado em receitas típicas da culinária árabe.
Linhaça
Fonte de fibras, lipídios, proteínas, carboidratos e compostos fenólicos, a linhaça é a fonte vegetal mais abundante em ômega-3, ácido graxo muito presente em peixes, como o salmão, que é de suma importância na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e síndrome metabólica.
“Estudos apontam que apenas 15g por dia de semente de linhaça dourada, consumida crua e moída antes das refeições, pode reduzir a resposta glicêmica de pacientes com diabetes tipo 2”, explica Adriana Zanardo, nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos. Em seu portfólio, a Jasmine Alimentos possui Linhaça Marrom e Linhaça Dourada, que estão disponíveis em forma de semente e de farinha.
O que substituir?
A Jasmine Alimentos possui um portfólio bastante completo em alimentos naturais, com uma gama ampla de ingredientes que podem substituir insumos usados na cozinha, sem que haja perda de aspectos como sabor ou características importantes na gastronomia, como cores e texturas.
“O açúcar refinado, por exemplo, pode ser substituído pelo Açúcar Mascavo Integral”, explica Adriana Zanardo, nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos. “Outra opção para adoçar as receitas é a Calda de Agave Orgânica”, completa Adriana.
Sobre a Jasmine Alimentos
A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos verdadeiramente saudáveis, práticos e saborosos. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco - líder nacional em massas e biscoitos. A empresa possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.
Fonte: pressaporter.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário