quinta-feira, 25 de maio de 2023

Dia Mundial do Hambúrguer: saiba como harmonizar com vinho!

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca

A combinação hambúrguer e batata frita é uma dupla conhecida e inegável. Mas é possível acrescentar uma taça de vinho e tornar ainda mais agradável a experiência gastronômica. O ponto de partida pode começar no próximo dia 28 de maio, Dia Mundial do Hambúrguer, data comemorada em hamburguerias, lanchonetes e restaurantes em todo o país. 

Para cada tipo de hambúrguer, há um vinho para harmonizar. Para acertar na escolha, Sérgio Cruz, sommelier da Cantu Importadora, preparou algumas dicas para a data ser celebrada em grande estilo. 

O tradicional X-Salada, feito com carne bovina, pede um vinho Malbec. A indicação do sommelier é o rótulo San Telmo Malbec, típico de Mendoza, na Argentina, de taninos suaves no paladar, com aromas e sabores frutado e floral. 

Quando o lanche for um cheeseburger - hambúrguer com carne bovina e queijo -  um vinho com uvas tannat e merlot é combinação perfeita, como o Don Pascual Bivarietal. “Este é um vinho fácil de beber e de apreciar, cor rubi de alta intensidade com reflexos púrpura, com aromas de frutos vermelhos e pretos, como framboesa”, afirma o especialista.

Aos apreciadores de hambúrguer com queijos mais marcantes, como cheddar ou gorgonzola, o vinho também precisa ser mais intenso. Para este momento, uma boa escolha é o Vina Albali Gran Reserva. “Uma verdadeira carga complexa de aromas que remetem a frutas pretas carnudas e maduras, com notas de couro e tabaco. É um vinho de guarda, perfeito para acompanhar carnes de caça, assados, queijos curados e embutidos”, recomenda o sommelier da Cantu.

Já o hambúrguer de peixe vai bem com vinho verde, preferencialmente os rótulos produzidos com as uvas loureiro, arinto, trajadura, com muito frescor e boa acidez.

Por fim, o hambúrguer de grão de bico, muito pedido entre os veganos, harmoniza com taças de Ventisquero Queulat Sauvignon Blanc, que possui certificação de vinho vegano. Isso porque durante o seu processo de produção, nas etapas de clarificação e filtragem, a maioria dos vinhos utiliza proteína de origem animal, que aqui é substituída por de origem vegetal. De complexidade aromática, paladar fino e muito equilibrado, esse sauvignon blanc é fresco, ideal para pratos leves e molhos aromáticos.

Sobre a Cantu Importadora 

Conhecida como a maior importadora de vinhos do Brasil, a Cantu possui mais de 18 anos de operação B2B e presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda, com mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. Seu propósito é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 14 países. Apresenta valores e uma filosofia que permite à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. 

Mais informações: https://institucional.cantuimportadora.com.br/.

Fonte: https://www.linkedin.com/company/hercogcomunicacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário