CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/
O #JHSPONLINE projeto da Japan House São Paulo que destaca diariamente em suas redes sociais diferentes vertentes do Japão, segue enaltecendo a gastronomia e a história da culinária japonesa. Por isso, apresenta a série de vídeos inspirados na 2ª temporada do podcast da instituição que aborda a riqueza e diversidade em torno do tema, e que relembram episódios marcantes, agora celebrados pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê e Embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa.
Ao todo, quatro programas ficarão disponíveis no YouTube da Japan House São Paulo todas as terças-feiras de junho (dias 08, 15, 22 e 29) e destacarão receitas, ingredientes e possíveis combinações saborosas para quem tem curiosidade em saber mais sobre o assunto. O material que já está no ar faz conexão com o episódio número cinco do podcast e conta sobre os temperos japoneses. Nele, a chef explora a potência e profundidade dos sabores japoneses a partir de ingredientes simples, como é o caso do nabo e de toda a riqueza e delicadeza do caldo base da gastronomia nipônica, o dashi.
No dia 15/07, para relembrar o sexto episódio que trouxe à tona a experiência visual que pode ser proporcionada pela gastronomia japonesa, com empratamentos harmônicos e singulares, no Vídeo: Culinária Japonesa Ep. 06 – Composição, a chef ensina uma receita de Zaru soba, prato que mais se destaca entre os famosos macarrões frios da culinária japonesa. A massa feita de trigo sarraceno ganha destaque e pode ser combinada com diversos acompanhamentos e molho especial, chamado mentsuyu. Além disso, Telma também irá abordar a respeito da montagem e sua apresentação, passos essenciais para uma boa execução.
Na semana seguinte, dia 22/06, o Vídeo: Culinária Japonesa Ep. 07 – Chás e infusões, remete ao sétimo episódio do podcast, no qual os destaques são as variedades dos chás japoneses, visto que o Japão é um dos países que mais consomem a bebida no mundo. O capítulo traz as diferenças entre chá e infusão, características de um bom chá, além da importância de seus detalhes para a cultura japonesa. Pensando nisso, Telma Shiraishi ensina duas receitas inspiradas no Ochazuke, tradicional sopa de arroz com ingredientes variados e chá verde ou dashi. Os preparos salgados são feitos utilizando o chá ou outra infusão, conferindo a essa refeição um delicioso aroma e sabor.
E para encerrar a série de vídeos, no dia 29/06, o Vídeo: Culinária Japonesa Ep. 08 - Inovação, destaca o último episódio da temporada do podcast, sob tema que se mostrou bastante desafiador, trazendo depoimentos sobre a inovação e o futuro da gastronomia japonesa. Nesse vídeo, então, Telma contribui com a visão particular do que acredita para os próximos passos da culinária nipônica, um porvir que se pauta na sustentabilidade e preparações que não estejam desligadas da tradição, mas que aliam princípios e filosofias japoneses e adicionam ingredientes locais, neste caso, brasileiros. Para isso, ela elaborou um gohan - arroz japonês de grãos curtos – com pinhão cozido, ingrediente marcante na culinária da região Sul do Brasil. O resultado é um prato delicioso e fácil de preparar.
Confira a programação completa dos vídeos com Telma Shiraishi:
Podcast Ep. 05 - Furofuki daikon, por Telma Shiraishi
Quando: 08 de junho (terça-feira)
Onde: https://youtu.be/uO6J3RfLT0E
Podcast Ep. 06 – Zaru soba, por Telma Shiraishi
Quando: 15 de junho (Terça-feira)
Onde: YouTube da Japan House São Paulo
Podcast Ep. 07 – Ochazuke, por Telma Shiraishi
Quando: 22 de junho (Terça-feira)
Onde: YouTube da Japan House São Paulo
Podcast Ep. 08 - Gohan com pinhão, por Telma Shiraishi
Quando: 29 de junho (Terça-feira)
Onde: YouTube da Japan House São Paulo
Episódios 2ª temporada Podcast Japan House São Paulo disponíveis no YouTube da instituição
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa com a
finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas
governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade
internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de
2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida
por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma
pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o
Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios,
esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e
tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários,
workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e
digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a
marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais
instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a
instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais
alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações
sustentáveis.
Fonte: Suporte Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário