sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Hoje é celebrado o Dia da Grenache, uma das uvas mais versáteis do mundo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/         

Todos os anos, na terceira sexta-feira de setembro, o mundo do vinho celebra o Dia da Grenache. Uma das uvas que mais representam o mediterrâneo e uma das mais versáteis do mundo. Para comemorar a data, entre os dias 17 e 19 de setembro, a Zahil oferece rótulos para se apreciar a uva em suas diversas expressões a preços especiais com descontos de até 50%.

O Dia da Grenache foi oficializado a partir da realização do Simpósio Internacional da Grenache em 2010, na região do Rhône (França) que contou com 250 participantes entre produtores de vinho, jornalistas, especialistas e sommeliers do mundo inteiro, incluindo Steven Spurrier, Sarah Jane Evans MW, Lydia Bourguignon, Chester Osborn (d'Arenberg) e Jorge Lucki, único representante do Brasil.

Aquele evento teve como objetivo identificar e ressaltar as qualidades desta uva que é uma das mais cultivadas por produtores ao redor do mundo mas, até então, ainda era pouco conhecida. Hoje, a Grenache (ou Garnacha, como é conhecida na Espanha) já é mais familiar do público e temos sempre um bom motivo para abrir um vinho com Grenache.

O que você precisa saber sobre a Grenache?

- Ela adora o sol e clima quente, por isso se dá tão bem no clima mediterrâneo, como o sul da França, Espanha e Austrália.

- É uma uva extremamente versátil, que faz desde vinhos leves para o dia-a-dia até encorpados e complexos como os Châteauneuf-du-Pape e Rioja.

- Sua casca fina dá pouca cor aos vinhos, por isso seus rosés têm uma linda coloração rosada.

- É uma uva-coringa: suculenta, com uma fruta deliciosa, levemente picante, fácil de apreciar quando jovem, e com taninos amigáveis.

- Sirva fresca! Servir Grenache na temperatura errada (muito quente) ressalta o álcool e deixa o vinho desequilibrado.
Rosés - 8° a 10°C
Tintos: 14° a 16°C

Zahil tem descontos especiais em rótulos com cortes da uva Grenache

Valido de 17 a 19/setembro

Haedus Rosé Côtes de Provence AOC (25% off)
Domaine Ferry Lacombe - França

Viña Cantarera Garnacha Cariñena D.O. (30% off)
Grupo Estevez - Espanha

Les Vignes Sauvages Côtes du Rhône AOC (35% off)
Domaine de Lambisque - França

Château de Jau Côtes du Roussillon AOC (50% off)
Château de Jau - França 

Fonte:  C+M Comunicação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário