quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Alimentação sem lactose: 5 produtos Flormel para experimentar

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/   

A intolerância à lactose é muito mais comum do que se imagina. Segundo dados do Instituto Datafolha, 35% da população brasileira apresenta, em algum grau, dificuldade de digerir o açúcar do leite.

Felizmente, o mercado conta com diversas opções para uma alimentação sem lactose saudável e saborosa! Neste post, você encontra mais informações sobre o assunto, além de cinco sugestões de produtos Flormel para incorporar ao seu plano alimentar. Boa leitura!

Afinal, o que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose se caracteriza, basicamente, pela dificuldade em digerir o açúcar do leite. Isso ocorre porque o indivíduo intolerante não produz — ou produz em baixa quantidade — a enzima lactase. É ela a responsável pela quebra da lactose em açúcares menores.

Por esse motivo, o mercado passou a investir em diversos produtos que não têm lactose, a fim de garantir que dietas com esse tipo de restrição tenham todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Nessas versões alternativas, o açúcar do leite é substituído por outros ingredientes ou quebrado durante a formulação.

Intolerância à lactose x alergia ao leite

E qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite? Enquanto a primeira ocasiona a má digestão e causa complicações intestinais, a segunda provoca uma reação alérgica no corpo, que enxerga a proteína como um agente prejudicial. Isso faz com que o indivíduo sofra um processo inflamatório, na tentativa de proteger o organismo dessa “ameaça”.

Portanto, quando falamos em intolerância especificamente, o ponto principal é a ausência ou a baixa quantidade de lactase produzida pelo organismo. E como criar produtos para intolerantes à lactose?

Uma das opções é a utilização de ingredientes de origem vegetal, como leite de coco, amêndoas, castanhas e soja. Esses componentes são ideais em fórmulas de alimentos para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. 

Outra solução é a aplicação da enzima lactase nos alimentos que contêm lactose, como leite e seus derivados. Dessa forma, a quebra da molécula em açúcares menores é realizada de antemão e o intolerante consegue digerir a comida sem nenhuma complicação.

É possível produzir alimentos que não contêm lactose com a aplicação de lactase nas fórmulas.

Alguns exemplos de alimentos zero lactose que passam pelo processo de redução são: leite, queijos, manteiga, creme de leite e outros produtos lácteos. Nesses casos, eles são identificados com a inscrição “zero lactose”. 

E para quem busca alternativas embaladas, nutritivas e já divididas em porções, os snacks Flormel são ideais, já que aliam saúde, sabor e saudabilidade! Confira cinco sugestões a seguir.

1. Yow de Cranberry

O Yow de Cranberry nada mais é do que a cranberry envolvida em uma deliciosa cobertura de chocolate 72% cacau. Além de uma excelente fonte de fibras, é um alimento sem leite, sem adição de açúcares, corantes e adoçantes artificiais.

O snack é uma ótima opção de lanche para saborear entre as refeições principais do dia.

2. Bolinhas Doce de Leite com Coco Zero Lactose

Se você não abre mão de um docinho, as bolinhas de doce de leite são a escolha perfeita! Adoçadas com taumatina, não possuem adição de açúcares e são um produto sem lactose.

E para agregar ainda mais sabor ao snack, as bolinhas são revestidas com coco ralado. Impossível não amar!

3. Bolinho Integral Baunilha com Goiabada

Excelente opção para saborear no café da manhã, este bolinho é feito com farinha integral, não tem adição de açúcares e não conta com corantes artificiais. Assim como outros doces Flormel, é adoçado com a taumatina, um adoçante 100% natural de origem 100% natural.

Além de ser fonte de fibras, o recheio de goiabada confere uma explosão de sabores para o bolinho zero lactose.

4. Bananada Cremosa

A bananada é produzida com bananas in natura e coberta com farinha de banana verde. É um produto vegano, certificado pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Não contém glúten, lactose, adição de açúcares e adoçantes.

Excelente fonte de fibras, o alimento sem leite é ideal para lanches intermediários ou pré e pós-treino.

5. Bombom Vegano Chocolate Amargo

Feito com chocolate 72% cacau, é uma excelente alternativa para quem prefere doces mais encorpados. Não contém glúten, leite, adição de açúcares e nem adoçantes artificiais, ou seja, perfeito para a alimentação sem lactose!

Como vimos, a alimentação sem lactose, diferente do que muitos acreditam, pode ser rica em sabores deliciosos! A Flormel está há mais de 30 anos no mercado nacional, investindo em produtos alimentares que aliam sabor e saudabilidade. Afinal, você não precisa abrir mão do prazer ao comer para ter uma rotina saudável!

Fonte: Visar Planejamento

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário