quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Como o chef Raul Lemos conciliou sua paixão pela gastronomia e a transformou em um negócio

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

Publicitário de formação, Raul Lemos construiu uma carreira de sucesso na propaganda tendo atuado como executivo de atendimento de grandes agências. Desde criança, ele alimentava outra paixão, a gastronomia.

A vida profissional teve uma virada de 180 graus quando decidiu se inscrever para participar do reality show gastronômico MasterChef, sagrando-se vice-campeão da segunda edição do programa em 2015. Com a procura de marcas e empresas para criação de conteúdo e parcerias, o já chef — formou-se assistente de cozinha pela Escola de Artes Culinárias da Toscana – La Scuola di Cucina, na Itália, assim que concluiu sua participação no programa — enxergou uma ótima oportunidade de conciliar o amor pela gastronomia com a sua experiência em Comunicação e assim criou a Mení.

A Mení é uma empresa de negócios em gastronomia que atua gerenciando a comunicação de chefs e cozinheiros influenciadores, mas também atendendo às demandas das empresas e agências de publicidade que querem se conectar ou reforçar sua presença no universo gastronômico.

Com seis anos no mercado, a Mení tem se estabelecido em dois principais pilares: produção de conteúdo e projetos de comunicação.

Na área de produção de conteúdo, a empresa se destaca no audiovisual, acumulando experiência desde projetos com influenciadores — publiposts, parcerias e etc. — até conteúdo coorporativo. Nesse último cenário, a Mení vem se reinventando e, durante a pandemia, realizou mais de 60 lives empresariais. “O formato agradou bastante ao público: os participantes do evento on-line recebem uma caixa com ingredientes para uma receita e podem cozinhar ao vivo, simultaneamente com o cozinheiro convidado”, descreve Raul.

Ainda nessa área, a Mení também desenvolve conteúdos proprietários, como é o caso do programa Desvendando Cozinhas, exibido todas as segundas-feiras, às 23h30 na RedeTV!, que foi inteiramente concebido pela sua equipe.

A empresa ainda conta com um leque grande de fornecedores e por isso pode se adequar facilmente à demanda de cada cliente.

No pilar de projetos de comunicação, a Mení tem em seu portfólio grandes clientes do universo gastronômico e de outras áreas de atuação. Para eles, a empresa já planejou e executou grandes eventos como convenções, aulas show, campanhas publicitárias, promoções para consumidor final e agora, com o Desvendando Cozinhas, planejamento para ações de merchandising.

Com uma equipe de background em comunicação, mas também apaixonada pela gastronomia, a Mení se destaca na elaboração e planejamento de suas ações desde o início do trabalho, podendo ajudar na elaboração do briefing, até a produção, execução e análise de resultados.

Ao constituir a Mení, Raul partiu da premissa de passar credibilidade e responsabilidade quando o assunto é divulgar produtos e marcas para seus seguidores. “Sou defensor da comida de verdade, sempre busco compartilhar receitas possíveis, fáceis e acessíveis para que todos se sintam inspirados em ir para a cozinha e colocar a mão na massa. Posso me considerar um especialista em abrir a geladeira e criar pratos com as sobras do dia anterior, pois entendo que o reaproveitamento não é só esquentar a comida no micro-ondas, mas é possível transformá-la em algo inusitado e delicioso”, defende.

O chef quer aproveitar o momento de visibilidade para potencializar as três frentes que vem trabalhando nos últimos anos: fortalecer os projetos de comunicação como o Desvendando Cozinhas e outros formatos de conteúdo; empreender no mercado de gastronomia com uma operação de Fast Casual e solidificar a presença da Mení no mercado de negócios em gastronomia.

Fonte: carolina@carolinalara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário