sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Vinagre de maçã é um substituto eficiente em receitas para quem tem alergia à proteína do ovo

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca-1075963362447109/

O ovo, ingrediente onipresente em grande parte das receitas de doces e bolos, tem um substituto à altura: vinagre de maçã. Antioxidante, anti-inflamatório, auxiliar eficiente na perda de peso e na diminuição dos níveis de colesterol, entre outros benefícios, o vinagre de maçã misturado com bicarbonato de sódio é alternativa culinária às pessoas que têm intolerância ou alergia à proteína dos ovos. Também a gastronomia vegana se beneficia da combinação para substituir o produto de origem animal.

Indispensável no tempero de saladas e na preparação de molhos agridoces, o vinagre de maçã revela versatilidade também como ingrediente de bolos e doces. “Quando misturamos uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre temos um dos melhores substitutos do ovo”, afirma a chef de cozinha, Márcia Nogueira.

A pedido de uma cliente, cujo filho tem intolerância à proteína do ovo, Márcia elaborou uma receita em que o vinagre de maçã e o bicarbonato de sódio fizeram com que o bolo crescesse e ficasse leve e saboroso. “Consegui fazer um bolo seguro, livre da proteína que compromete quem tem alguma restrição ou alergia ao alimento”, diz. A intolerância à proteína do ovo representa cerca de 3,6% das alergias alimentares.

Também os veganos, atendidos pela chef, beneficiam-se dos doces e bolos sem ovos. “No cardápio das pessoas que não consomem produtos de origem animal, a substituição por vinagre de maçã é eficiente, além de ser muito saudável”, afirma.

Especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Rodrigo Margoni observa que a versatilidade do produto tem sido amplamente explorada pela gastronomia. “A substituição de ovos por vinagre de maçã nas receitas é um dos exemplos bem-sucedidos na cozinha com efeitos benéficos à saúde”, reforça.

O vinagre de maçã tem propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana. O consumo como alimento ou em pequeninas doses diárias diluídas em água ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle do diabetes, melhora a digestão e diminui a pressão arterial, entre outros benefícios. Alguns compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, com isso, favorecem a perda de peso. A presença de antioxidantes atua para retardar o envelhecimento.

RECEITA BOLO DE VINAGRE

Ingredientes:

3/4 xícara de chá de óleo de milho

2 xícaras de chá de água

2 colheres de chá de essência de baunilha

2 xícaras de chá de açúcar

½ xícara de chá de cacau em pó

1 colher de chá de sal

3 colheres de chá de vinagre de maçã orgânico

3 xícaras de chá de farinha de trigo

3 colheres de chá de bicarbonato sódio

Modo de preparo:

Coloque os 6 primeiros ingredientes no liquidificador e bata até misturar. Transfira essa mistura para um recipiente e adicione a farinha peneirada com bicarbonato e mexa com a espátula. Depois acrescente o vinagre e misture novamente. Daí é só levar para assar em forno pré aquecido 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

 Fonte: mxpcomunicacao.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário